Conteúdo

sábado, 21 de abril de 2012

Literatura Futebol Clube











Resolvi aceitar o convite da escritora e antologista Jana Lauxen. Escrevi um conto sobre o meu “pão e circo” predileto para a antologia "Literatura Futebol Clube". O projeto reúne contos e crônicas sobre os principais clubes do Brasil e a Seleção Brasileira. Jana me encomendou um texto inspirado no time de Mano Menezes. O texto acabou tratando, além do assunto da coletânea, da loucura, do fanatismo, da alienação. O livro será lançado no Rio de Janeiro, na Lapa, no dia 28 de abril. Segue o release da Multifoco:

Editora Multifoco lança coletânea sobre futebol 

Literatura Futebol Clube reúne textos de autores-torcedores versando sobre seu time do coração. Em se tratando de futebol, podemos dividir as pessoas basicamente em três grupos distintos: os que amam, os que odeiam, e os que são indiferentes. O mais recente lançamento da Editora Multifoco, a coletânea Literatura Futebol Clube, organizada pela escritora Jana Lauxen, é um livro voltado, acreditem se quiser, para os dois últimos grupos acima citados – os que odeiam e os que são indiferentes. - Para quem ama o futebol, não há nada a ser dito. Esta pessoa vai ler o livro e, provavelmente, vai se identificar com cada texto, com cada linha, com cada palavra. "Minha ideia, quando resolvi organizar esta coletânea, era tentar explicar, aos que odeiam e aos que são indiferentes, por que o futebol mexe tanto com nossas vidas, com nossas cabeças e, principalmente, com nossos corações. Muitas pessoas simplesmente não entendem como alguém pode gostar de futebol, e pior ainda: como podem amar incondicionalmente determinado time. Este livro é uma resposta para estas pessoas. Pelo menos, uma tentativa de resposta, já que pôr em palavras o que se sente é sempre um tanto quanto complicado", explica Jana Lauxen.

No livro, encontramos textos sobre os times América Mineiro, Atlético Goianiense, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Bahia, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Juventus, Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco e, claro, a seleção Inclusive a capa, com ilustração do premiado caricaturista, chargista político e ilustrador Toni D’Agostinho, tem uma história. Segundo Jana, Toni se inspirou no estado patológico de nervos que se encontram seus amigos torcedores quando seu time está em campo. “Eu adorei. Possivelmente por que fico igual”, conta. Todos os autores presentes na coletânea foram convidados por Jana para escrever sobre seu time do coração: "Foi um projeto muito bacana e tranquilo de organizar, e os autores participantes ficaram realmente animados com a ideia. Até porque, o que pode ser melhor e mais divertido do que escrever sobre algo que conhecemos e amamos? Este, acredito, seja um dos principais motivos da qualidade e da criatividade dos textos que compõe o livro."

A coletânea Literatura Futebol Clube custa R$32 e está com lançamento previsto para o dia 28 de abril, sábado, às 18h, no espaço Multifoco (Avenida Mem de Sá, 126 – Lapa – RJ). Quem não puder comparecer ao lançamento e tiver interesse em adquirir um exemplar, basta entrar em contato com Jana através do e-mail multifoco.jana@gmail.com.  Por isso, acredite, caro leitor, independente de em quais dos três grupos citados acima você esteja (os que amam, os que odeiam, os que são indiferentes), você e sua estante merecem este livro. Para entender o que pensa e o que sente um amante do futebol, para viajar pelo coração aflito de um torcedor, ou simplesmente para se divertir.